terça-feira, 2 de setembro de 2008

Grande Momentos da Música Piauiense Parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=zJ0Ru9wozbw

Taí a letra dessa grande obra prima da música Oeirense de Todos Os Tempos:

PICAPU VERDE

Ia passanu nu beiçu da pista
Quand’dei fé uma morena na cidade de Picos
Ia passanu na picapu verde
Ela fez pubut pubut pubut
Totoquinha olhou pra tráráis
Pensara qu’era bunita
Era fêa que duia, parecia um pilão

Pedimos a colaboração do especialista em "Analise Estrambolica da lingua portuguêsa", Dr. Uélintom Pasquale, e eis aqui o dissecamento dessa joia rara:

"Note a influencia do português arcaico em expressões como "quand'ei fé" e "pensava qu'era bunita". Nesse Poema-canção de 7 versos livres, o poeta do Pusá revela toda sua desilusão diante da fealdade de sua ex-futura pretendente. Revela-se também aqui a honra do homem nordestino que pouco se importa com a condição financeira da sua ex-futura pretendente e proprietaria de uma pick up da cor verde. Ou vc já ouviu falar em "João Gasolina"?
Há também uma grande occorrencia de metaforas: a expressão Beiço da Pista denota intensa sensibilidade lírica, além de corroborar com a expressão "beijar o asfalto".
Impressionante também é o dominio da linguagem onomatopéica na expressão Pubut pubut pubut, que ainda trás latente um significado de urgencia por atenção.
Em resumo: Falou pouco mas falou muito. Parabens meu caro poeta."

Uélintom Pasquale, autor de "É nois na fita: um estudo das favelinguagem cabocal" e "A lingua portuguesa nos anais da historia: Um exercicio de oralidade pornografica"

Nenhum comentário: